EBD

Maternal 
Lição 8. Jesus leu e explicou a Bíblia
Texto bíblico: Lucas 4:14-30
Objetivo da Lição: Que ao estudar a Bíblia, as crianças encontrem Jesus, o Filho de Deus, nela revelado.
Versículo para memorizar: "Examinais as Escrituras...são elas que de mim testificam." João 5:39.
Palavra chave: Escrituras. 







Lição 08 - Jesus leu e explicou a Bíblia

Texto Bíblico: Lucas 4.14-30
I - De professor para professor

•  Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda que a Bíblia fala de Jesus.

•  A palavra-chave deste domingo é “Escrituras”. No decorrer da aula diga: “Devemos estudar as Escrituras”.

II - Saiba Mais 

Quanto mais lemos a Bíblia, mais sábios nos tornaremos. Ela orienta-nos em todos os nossos caminhos; consola-nos quando nenhum consolo humano é possível; mostra-nos a estrada do Calvário e leva-nos ao lar celestial.
A Bíblia dá-nos sabedoria: “Os teus mandamentos me fazem mais sábios que os meus inimigos; porque, aqueles, eu os tenho sempre comigo” (Sl 119.98).
Somos constrangidos a concordar com Chales H. Spurgeon; a Bíblia, temo-la continuamente à cabeceira; quanto mais a lemos, mais a amamos. Somente ela pode dar-nos a necessária sabedoria num mundo confuso e que marcha, loucamente, para a destruição.

Texto extraído do livro: As Disciplinas da Vida Cristã, Rio de Janeiro: CPAD

III - Conversando com o professor

A Lei do efeito: O aluno aprende mais facilmente o que lhe causa prazer e satisfação. Um aluno insatisfeito agirá contrariado. O aluno não somente aprende, mas repete aquilo que causa prazer. Quando o efeito de uma coisa é agradável, a pessoa quer repetir a experiência, mas quando é ao contrário, ninguém quer repeti-la. Portanto, aprende-se mais facilmente o que é agradável, e dificilmente o que é agradável.

Texto Extraído do livro: Manual da Escola Dominical, Rio de Janeiro, CPAD 1997

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥EU AMO EBD ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥


Jardim de Infância 

Lição 08: Jesus chame seus primeiros ajudantes
Texto bíblico: João 1.35-51
Objetivo da lição:Fazer a criança compreender que podem servir a Deus.
Aprendendo a bíblia /Versículos visualizados: 
“Vocês são meus amigos  se fazem o que eu mando.” João 15.14
A palavra do dia é:  AJUDAR





Lição 08 - Jesus chama seus primeiros ajudantes

Texto Bíblico: João 1.35-51


 I - De professor para professor

   Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança compreenda que ela pode servir ao Senhor Jesus.

  A palavra-chave deste domingo é “ajudar”. No decorrer da aula diga: “Eu posso ser ajudante de Jesus”.

II – Saiba Mais

A partir dos registros dos Evangelhos parece que Jesus começou logo no início de seu ministério a reunir em torno de si um grupo de discípulos, com a intenção de preparar uma representação para a continuação do trabalho do reino divino. Os dois pares de irmãos foram chamados no início do primeiro ministério galileu, no qual o primeiro ato foi a seleção de Carfanaum, ao lado do mar, como o centro das operações e o lugar comum de residência. E quando pensamos na chamada que receberam, percebemos que esta não poderia ter vindo cedo demais. Os doze deveriam ser testemunhas de Cristo no mundo após a sua partida; era o dever peculiar deles transmitir ao mundo um relato fiel das palavras e atos do Mestre, uma imagem justa do seu caráter, e um reflexo verdadeiro do seu espírito.

Texto extraído do livro: O Treinamento dos Doze. Rio de Janeiro: CPAD, 2007

III – Conversando com Professor

A vida Cristã, um ambiente de oração e fé em Deus, fará a criança compreender a Deus como Pai amoroso. A atividade dos sentidos ajudá-la-á a aprender as lições da natureza. A criança crê em tudo que lhe é dito. Deus deve ser apresentado como Papai do céu.

Texto adaptado do livro Manual da Escola Dominical, p.189. Rio de Janeiro: CPAD, 1997

IV – Sugestão

Você vai precisar de papel ofício, caneta e tesoura.
Desenhe e recorte 13 bonequinhos de mãos dadas. Escreva o nome dos discípulos em cada bonequinho. O boneco que sobrar (13º) deverá ser escrito o nome da criança. Depois entregue as crianças e repita a frase: “Eu posso ser ajudante de Jesus”.

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥EU AMO EBD ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥


Primários
Lição 8 - O Salvador também foi criança
 (Jesus e sua infância)
Texto Bíblico: Lucas 2.40 - 52
Objetivo: Explicar que Jesus também foi criança mas sempre obedeceu aos seus pais e a Deus.
Frase do dia
Eu quero ser como Jesus.
Memória em Ação: Conforme crescia, Jesus ia cres­cendo também em sabedoria, e tanto Deus como as pessoas gostavam cada vez mais dele." (Lucas 2.52)





Lição 08 - O Salvador também foi criança

Texto Bíblico: Lucas 2.40-52

“Aos doze anos, foi o menino Jesus outra vez à Jerusalém. Nessa ocasião, seus pais o perderam na multidão. É provável que, na viagem de regresso, Maria estivesse pensando que Jesus estava com José e vice-versa. Descobriram, então, que Ele não estava entre os que retornavam. E, assim, decidiram voltar para Jerusalém. Passado três dias, os pais de Jesus o encontraram no templo, assentado no meio dos doutores. O que chamou a atenção dos doutores e dos que presenciaram a cena era o conhecimento e interesse de Jesus, ainda adolescente, pelas coisas de Deus. Ele não somente fazia perguntas, mas também respondia.
 
José e Maria estavam conscientes da origem divina de Jesus, bem como sua missão redentora (Lc 1.30-38). Então Maria perguntou a Jesus: ‘Filho, por que fizeste assim conosco’ (Lc 2.48). Jesus lhe respondeu com outra pergunta: ‘Por que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu pai?’ (Lc 2.49). O menino demonstrou ter plena consciência de que era, de fato, o filho de Deus e o Messias de Israel” (SOARES,Esequias. Lições Bíblicas. Jesus Cristo,Verdadeiro Homem e Verdadeiro Deus. 1º Trimestre de 2008. Rio de Janeiro: CPAD).

Boa Ideia!

Você vai precisar de papel ofício e canetas hidrográficas preta.

Procedimento: Entregue as folhas para as crianças e solicite que dobrem o papel, formando leque.
 
Depois, com o auxílio da caneta hidrográfica, escreva no leque o versículo do dia (uma frase em cada dobra). Dobre-o novamente. Conforme as crianças forem “abrindo” o leque, o versículo aparecerá gradativamente, aparentando que “cresceu”.

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥EU AMO EBD ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥


Juniores
Lição 08 - Jesus ensina sobre as riquezas 
O jovem rico
Leitura Bíblica: Mateus 6.19-21; 19.16-23
Objetivo: Alertar o aluno quanto ao perigo de deixar que o amor aos bens materiais ocupe o lugar de Deus.
Versículo-chave:"(...) Ajuntem rique­zas no céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não pc: arrombar e roubá-las." (Mateus 6.20)




Lição 08 - Jesus Ensina Sobre as Riquezas

Texto Bíblico: Mateus 6.19-21; 19.16-23

Com certeza todos nós já ouvimos falar de pessoas egoístas que não abrem a mão nem para dar “até logo”. São pessoas apegadas ao dinheiro, e esse apego não agrada a Jesus. A avareza é pecado! Você precisa estar precavido, sempre alerta para que este mal não entre em sua vida. Nossa felicidade não depende dos bens que possuímos, pois os bens desse mundo não satisfazem a nossa alma. Muitos fazem planos onde só pensam em ganhar dinheiro, mas deixam Deus de fora e quando morrem percebem que não são ricos para com Deus. Podemos trabalhar, fazer planos e ganhar muito dinheiro, mas Deus deve sempre ocupar o primeiro lugar em nossa vida. Ele é a nossa herança e o nosso tesouro.
Não queira juntar riquezas para si, e ser pobre diante de Deus, pois estará agindo como uma pessoa sem juízo.
A felicidade e o consolo não dependem da riqueza deste mundo. As coisas deste mundo não satisfazem os desejos da alma. Você tem um tesouro valioso que vale mais do que o ouro e a prata: Jesus. Reparta este tesouro com os outros, fale de Jesus àqueles que não o conhecem.
Boa ideia!
Você vai precisar de papel laminado dourado, tesoura, cartolina, cola e gravuras de céu.
Procedimento: Peça às crianças que confeccionem cartões evangelísticos. Eles devem ilustrar com gravuras do céu. Ajude-os a fazerem textos evangelísticos. Eles devem levar os cartões para os amigos não cristãos.

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥EU AMO EBD ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

Pré-Adolescentes
Lição 08: Amigos da fé.
Texto bíblico: Daniel 1. 1,3-7,17
Objetivos:  Escolher amizades agradáveis a Deus; Aprender que amigos dividem as alegrias e tristezas entre si.
Enfoque bíblico:  “Felizes  são aqueles que não se deixam  levar pelos conselhos dos maus” (Salmos 1.1a)(*)
PALAVRA  DO DIA  é :AMIGO




Lição 08 - Amigos de Fé

Texto Bíblico: Daniel 1.1,3-7,17

Professor, explique aos seus alunos que Deus pode e quer ser o melhor amigo do ser humano.
Comente sobre  a amizade que Abraão desenvolveu ao longo de sua vida,uma relação indiscutível com Deus. E, se possível nutrir esse tipo de relacionamento com Deus porque Ele é um Ser Pessoal, não uma coisa, uma força ou um fluído energético, mas é o Espírito singular e pessoal, criador do universo e de todas as criaturas existentes. Abraão nutriu essa amizade de modo objetivo, ainda que num plano espiritual. Como ser pessoal, o nosso Deus criou o homem à sua semelhança (Gn 1.26-28), e por isso, como seres pessoais, possuímos todas as características de personalidade, tais como inteligência, vontade e sentimento. Em vários textos bíblicos, Abraão é tratado como “o amigo de Deus” (2 Cr 20.7; Is 41.8; e Tg2.23).
Claro que podemos e devemos ter amigos nesta terra, mas devemos saber escolher. Existem algumas qualidades de relação pessoal dentro da amizade que são elementos essenciais à existência de uma amizade profícua e firme. Professor escreva no quadro de giz as qualidades citadas abaixo e explique aos alunos que elas são necessárias para haver uma amizade verdadeira.

1 – Confiança. Uma amizade verdadeira e baseada em uma confiança mútua.
2 - Cordialidade. A palavra cordialidade tem o sentido de afetuosidade. O seu prefixo latino cordis significa coração. Os bons amigos desenvolvem uma relação afetuosa entre si demonstrada em atitudes de ternura, de afeto.
3- Informação. Entre amigos não existem segredos que não sejam compartilhados. Os amigos compartilham suas vidas uns com os outros e não escondem qualquer novidade de que saibam.
4 - Lealdade. Ser leal implica franqueza e honestidade entre as pessoas amigas. Uma amizade é construída na franqueza e na sinceridade. Não pode haver atitudes mesquinhas e mascaradas.
Bibliografia:
CABRAL,Elienai. Abraão As experiências de nosso pai na fé. Rio de Janeiro: CPAD,2002.


♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥EU AMO EBD ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

Maternal 
Lição 7. A arma secreta de Jesus.
Texto bíblico: Mateus 4:1-11.
Objetivo: Que a criança guarde a Palavra de Deus no coração, não apenas sabendo recitá-lo de cor, mas praticando-a e obedecendo-a. 
Versículo para Memorizar: "Guardo a tua Palavra no meu coração para não pecar" Salmos 119:11
Palavra chave: Espada.






Lição 07 - A Arma Secreta de Jesus

Texto Bíblico: Mateus 4.1-11

I - De professor para professor

- Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança guarde a Palavra de Deus no coração.

- A palavra-chave deste domingo é “Espada”. No decorrer da aula diga: “A Palavra de Deus é a Espada do Espírito”.

II - Saiba Mais

A nossa primeira atitude em relação à Bíblia é amá-la como a inspirada Palavra de Deus. Declarar como o salmista todo o nosso amor às Escrituras: ”Oh quanto amo a tua lei; é a minha meditação em  todo o dia” (Sl 119.97).

Se realmente amamos a Palavra de Deus, ser-nos-à insuportável ficar um dia sem que a estudemos; sua leitura é essencial à vida moral e à espiritual. Aliás, declarou Moisés aos israelitas que nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra suscitada da boca de Deus.

Por que a Bíblia é-nos tão imprescindível? Como todos ansiamos ouvir a voz de Deus, voltamos ao seu Livro, pois neste, acha-se Ele a consolar, de seu alto e sublime trono, aos quebrantados de corações

(Texto extraído do livro, As Disciplinas da Vida Cristã, Rio de Janeiro: CPAD).  

III - Conversando com o professor

Um dos maiores problemas do ensino nas escolas dominicais, atualmente, independentes de faixa etária, é a inadequação dos métodos de ensino. Os métodos (quando são usados) são escolhidos sem objetivar o aluno e sua transformação de vida.

O professor deve ser criterioso ao escolher o método que irá usar em sua classe. Cada situação especifica requer um método apropriado. Devem ser avaliadas todas as vantagens e desvantagens de aplicá-lo (Texto extraído do livro Abordagens e Práticas da Pedagogia Cristã, CPAD).

IV- Sugestão 
Você vai precisar de cartolina vermelha, caneta hidrográfica preta, tesoura, cola branca e desenho de Bíblia.

Desenhe e recorte na cartolina corações conforme o modelo  anexo.                    

Na frente escreva: “Com ela guardada em meu coração eu venço o inimigo”. Na parte interna (segundo coração, desenhe uma Bíblia. Entregue um para cada criança. 

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥EU AMO EBD ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥


Jardim de Infância 
Lição 07: Jesus é batizado. 
Texto Bíblico Marcos 1.4-11
Objetivo: Reconhecer que obedecer a Deus é a melhor Atitude.
Aprendendo a bíblia /Versículo visualizado ”Arrependam-se dos seus pecados e sejam batizados.” Marcos 1.4
A palavra é: BATIZAR




Lição 07 - Jesus é batizado

Texto Bíblico: Marcos 1.4-11

 I - De professor para professor

- Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança compreenda que obedecer a Jesus é a melhor atitude.

- A palavra-chave deste domingo é “Batizar”. No decorrer da aula diga: “Jesus foi batizado”.

II – Saiba Mais

No Antigo Testamento, muitos eram os rituais estabelecidos por Deus e observados por seus servos fiéis. Sabemos, no entanto, que todos aqueles ritos tinham a função de apontar para o que Cristo haveria de fazer pela humanidade: oferecer-se a si mesmo em sacrifício por nós. Ao morrer em nosso lugar, e ressuscitar ao terceiro dia, o Senhor Jesus aboliu todos aqueles rituais. Uma vez que o sacrifício perfeito – Cristo – fora oferecido, aqueles perderam a razão de ser. Entretanto, dois cerimoniais foram ordenados por Jesus à igreja, como símbolos daquilo que Ele efetuou por nós e de nosso relacionamento com Ele: o batismo em águas e a Santa Ceia.

O batismo nas águas é o cerimonial do ingresso no Corpo de Cristo, e simboliza o início da caminhada espiritual.

Pouco antes de subir ao céu, o Senhor entregou aos discípulos a Grande Comissão: evangelizar os povos, batizando-os, em nome do Pai, Filho e do Espírito Santo (Mt 28.19).

O batismo é como se fosse uma representação, através do qual a pessoa confessa publicamente que creu em Jesus e foi salva por Ele. O ato da pessoa sendo mergulhada na água significa que a sua velha natureza pecaminosa morreu juntamente com Cristo, e foi sepultada com Ele. Ao ser levantada da água, representa que uma nova pessoa ressuscitou juntamente com Cristo, para viver uma vida (Rm 6.3-6)

Texto extraído do livro: Manual de Integração do Novo Convertido, Rio de Janeiro:CPAD, pp168, 168

III – Conversando com o Professor

Um dos intuitos da Escola Dominical é o de fazer seus alunos, homens e mulheres, verdadeiros cristãos, cujas vidas se assemelhem em palavras e obras ao ideal apresentado em Jesus Cristo, conforme lemos em Romanos 8.20. Vê-se, portanto, que a tarefa do professor de Escola Dominical é da máxima importância e do maior alcance, precisando não somente de conhecimentos da matéria, e da arte de ensinar, mas também de influenciar e orientar o pensamento do aluno, resultando em contínua moldagem do caráter cristão ideal, no sentido moral e espiritual.

Texto extraído do livro: Manual da Escola Dominical, p.120. Rio de Janeiro: CPAD,1997 

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥EU AMO EBD ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥


Primários
Lição 7 - Presentes para o Salvador
Texto Bíblico: Mateus 2.1-23
Objetivo: Explicar que o melhor presente que podemos oferecer a Jesus é a nossa própria vida.
Frase do dia:  Eu ofereço minha vida a Jesus.
Memória em Ação: Que posso eu oferecer a Deus, o Senhor, por tudo de bom que ele
me tem dado?" (Salmos 116.12)






Lição 07 - Presentes para o Salvador

Texto Bíblico: Mateus 2.1-23


Sabemos pouco sobre os “três magos” que foram ver o bebê Jesus. Na verdade o pouco que sabemos vem da lenda, não das Escrituras. A despeito do que você pode ter ouvido, não sabemos seus nomes. Ainda que digamos que eram três, a Bíblia nunca diz quantos eram somente que eles deram três presentes. Eles foram ver Jesus algum tempo depois de nascido. Eles avistaram uma estrela no Oriente, a seguiram, pois sabiam que ela anunciava o nascimento do Messias.  Os presentes dos Magos eram ouro, incenso e mirra. A providência divina os mandou como socorro oportuno para José e Maria, em sua atual condição de pobreza. Assim nosso Pai celestial, que sabe de que necessitam seus filhos, usa alguns como mordomos para suprir a necessidade dos demais e dar-lhes o provimento desde os confins da terra.

Bibliografia:

HENRY,Matthew. Comentário Bíblico. Rio de Janeiro:CPAD,2002.

KENDRICK,Michael. 365 Lições de Vida Extraídas de Personagens da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.  

Boa ideia

Você vai precisar de caixas de papelão, papel de presente, fitas colorida, tesouros e fita adesiva.

Peça às crianças para, escreverem nome de Jesus e enfeitá-lo com purpurina ou cola colorida.

Depois elas devem colocar o “nome de Jesus” dentro da caixa e encapar com o papel de presente e as fitas coloridas.

Elas devem escolher um amigo não crente e entregar a caixa. Depois eles devem explicar que o que tem dentro da caixa é o melhor presente que Deus poderia ter nos dado. 

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥EU AMO EBD ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥


Juniores
Lição 07 - Jesus ensina sobre o perdão
Leitura Bíblica: Mateus 18.21-35
Objetivo: Auxiliar os alunos a concluírem que o perdão é uma atitude de misericórdia e uma prova de amor ao próximo.
Versículo-chave: "Sejam bons e aten­ciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês." {Efésios 4.32)




Lição 07 - Jesus ensina sobre o perdão

Texto Bíblico: Mateus 18.21-35


A lição da Parábola do Credor Incompassivo, é que o perdão dilui todo o obstáculo emocional negativo quando estamos dispostos a reconhecer que, antes de cobrar a dívida dos que nos devem, temos uma dívida impagável com Deus.

Ao perdoar alguém que nos ofende, devemos fazê-lo de coração, pois o perdão é um dos elementos vitais para a sobrevivência, indispensável para termos uma vida saudável, física, moral e espiritual.

Como já é de seu conhecimento que Pedro perguntou ao Mestre, quantas vezes deveria perdoar o seu irmão. Cristo respondeu que deveria perdoar setenta vezes sete. Essa matemática apresentada por Jesus como resposta a pergunta de Pedro, viria a revolucionar os sistemas de valores morais e espirituais existentes. A tradição estabelecia três ou sete vezes a quantidade para o perdão. Jesus quebrou a matemática legalista dos judeus e, numa linguagem hiperbólica, falou em setenta vezes sete, para indicar um número ilimitado para a capacidade de perdoar o ofensor (FERREIRA, Dâmaris. et. al. Revista de Pré-Adolescentes: As Parábolas de Jesus, 2º Trimestre 2010. CPAD).

Boa ideia!

Você vai precisar de cartolina branca, caneta hidrográfica vermelha e tesoura.

Recorte quadrados de cartolina branca e entregue as crianças. Solicite que eles escrevam o versículo do dia nos quadrados. Depois peça que elas entreguem esse cartão há alguém que elas acreditam que precisam pedir perdão. 

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥EU AMO EBD ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

Pré-Adolescentes
Lição 07: Você tem o seu valor.
Texto bíblico: Juízes 6.11,12,14-18
Objetivos: Entender que ele é muito importante para Jesus; Saber que não é superior ou inferior a ninguém.
Enfoque bíblico: "Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação" (Filipenses4.13)
PALAVRA  DO DIA  é :AUTO-ESTIMA.





Lição 07 - Você tem o seu valor

Texto Bíblico: Juízes 6.11,12,14-18

Duas emoções típicas da adolescência são os sentimentos de inferioridade e a insegurança. Em razão de todas as mudanças que estão acontecendo em seu corpo, o adolescente torna-se muito acanhado. Ele sempre pensa que ninguém o entende – especialmente seus pais. Enfrenta momentos em que não se sente bem-aceito pelo mundo inteiro – inclusive pelo seu melhor amigo – e se acha totalmente sem valor.

A falta de compreensão sobre as mudanças físicas e intelectuais trazidas pela puberdade conduz a esses sentimentos de inferioridade. Ao comparar-se com os outros os adolescente pensa que não é tão bom ou digno quanto eles. Para encobrir esses sentimentos, acaba desenvolvendo um comportamento dominador, espalhafatoso ou petulante. Ele pode retrair dentro de uma carapaça ou tornar-se o chefe da classe. Ou pode disfarçar uma postura de tédio e falsidade que desafia qualquer um a lhe dar aula ou oferecer ajuda.

Professor pergunte aos adolescentes se eles já pararam para pensar porque Deus se dedica tanto a nós?  Espere as respostas. Explique que nossa existência poderia ser medíocre. Deus poderia ter deixado o mundo sem forma e cinza; nós nunca saberíamos a diferença. Mas não foi isso que Ele fez.

Ele jogou a cor laranja no nascer do sol e pintou o céu de azul.

E se você gosta de ver o voo dos gansos poderá observar isto também.

Teve Ele de fazer a bela cauda do esquilo?

Foi Ele obrigado a fazer o canto dos pássaros?

E a forma engraçada como as galinhas ciscam ou a  majestade do trovão quando emite seu som?

Por que dar cheiro à flor? Por que dar sabor aos alimentos? O Senhor Deus fez tudo isso, porque nos ama. E a maior prova desse amor, é a nossa salvação em Cristo Jesus.

Bibliografia:

LUCADO,Max. Aprenda a Compartilhar Um Amor que Vale a Pena. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

JOHNSON, Lin. Como Ensinar Adolescentes: Descubra a alegria de trabalhar Com eles. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.  


 ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥EU AMO EBD ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

Maternal 
Lição 6. O azeite que não acabava.
Texto Bíblico 2 Reis 4.1-7
Objetivo
• Que a criança creia que Deus é  poderoso para realizar milagres, e coloque em prática a fé no seu poder.
Para guardar no coração: "... Lembrem de tudo o que Deus tem feito, lembrem dos seus grandes e maravilhosos milagres..." Salmos 105.5
Palavra-chave: "Milagre"





Lição 06 - O azeite não acabava
Texto Bíblico: 2 Reis 4.1-7

I - De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda que Deus é poderoso.

A palavra-chave deste domingo é “Milagre”. No decorrer da aula diga: “Papai do céu realiza milagres”.

II - Saiba Mais

No livro de 2 Reis lemos o relato da pobre viúva, mãe, e que se achava sozinha numa situação impossível de se suportar por muito tempo: não tinha comida em casa nem meios para se sustentar. Além disso, estava sendo ameaçada por um impaciente cobrador de impostos. Se ela não pagasse a dívida imediatamente, perderia os filhos.

A única coisa que corria a seu favor era que sabia para onde se voltar. Somente Deus poderia fazer um milagre acontecer para mudar a situação. Ela levou o problema até o profeta.

O lugar onde depositamos nossas esperanças determina se receberemos, ou não, um milagre. Se insistirmos em procurar no homem a solução para nossos problemas, continuaremos a nos desapontar.  Deus deseja mostrar-se forte em nosso benefício também. Ir a Deus, entretanto, significa pedir, orar e crer que vai receber o que se pediu.

Olhar para Deus em meio aos problemas significa que você parou de repetir as queixas, e resolveu tornar aquela conversa íntima numa oração direcionada para o alto

Texto adaptado do livro: Há um Milagre em sua casa, CPAD

III - Conversando com o professor

“No conceito moderno, ensinar não é apenas transmitir conhecimentos, mas também promover aprendizagem por parte do aluno. Essa aprendizagem não pode ser forçada nem introduzida no educando como o ato de vestir uma peça de roupa. Portanto, ensinar não é apenas ler ou falar diante de uma classe, mas primeiro despertar, motivar e interessar a mente do aluno e em seguida dirigi-la no processo de aprendizagem”

Antônio Gilberto, Manual da Escola Dominical, CPAD

 ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥EU AMO EBD ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥



Jardim de Infância 
Lição 06: O menino Jesus conversa com os Doutores
Texto Bíblico Lucas 2.41-52
Objetivo : Ensinar que Jesus ama a casa de Deus.
Aprendendo a bíblia /Versículo visualizado: “ Jesus ia crescendo também em sabedoria...” Lucas 2.52
Palavra do dia: CONVERSA





Lição 06 - O menino Jesus conversa com os professores
Texto Bíblico: Lucas 2.41-52

 I - De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança compreenda que Jesus amava a Casa de Deus.

A palavra-chave deste domingo é “conversar”. No decorrer da aula diga: “Jesus conversou com os professores”.

II – Saiba Mais

Jesus Cristo era humilde e estava disposto a renunciar aos seus direitos para obedecer a Deus e servir ao povo. Devemos, assim como Cristo, adotar atitude de um servo e servir pelo amor que temos a Deus e aos nossos semelhantes, e não por qualquer sentimento de medo ou culpa. Lembre-se: Você pode escolher a atitude que vai tomar. Pode viver na expectativa de ser servido ou procurar oportunidades de servir aos outros. Veja Marcos 10.45 para mais detalhes sobre a atitude que o Senhor Jesus Cristo demonstrou em relação a servir.

Sem deixar de ser Deus, Ele se tornou um ser humano, o homem chamado Jesus. Para tornar-se humano, Ele não desistiu de sua divindade, mas deixou de lado o direito à sua glória, poder e sabedoria. Jesus de Nazaré estava sujeito ao lugar, ao tempo e a muitas outras limitações humanas. O que tornou essa humanidade única e especial foi sua isenção de pecado.

Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, p.1663. CPAD

III – Conversando com o Professor

O ensino da Palavra de Deus é uma obra espiritual, significa a cultura da alma. Ganhar o aluno para Cristo é apenas o início da obra: é mister cuidar em seguida da formação dos hábitos que formam o caráter ideal modelado pela Palavra de Deus. São os hábitos que formam o caráter: este influi no destino da pessoa. Professor cabe a você desenvolver a espiritualidade dos alunos e o caráter cristão.

Manual da Escola Dominical, p 120. Rio de Janeiro:CPAD

IV – Sugestão      

Você vai precisar de papel quarenta quilos e caneta hidrográfica preta.

Procedimento: Dobre o papel, formando um grande leque. Depois com o auxilio da caneta hidrográfica e escreva no leque o versículo do dia.Dobre-o novamente e prenda-o com um pedaço de elástico.

Apresente o leque às crianças e conforme for lendo o versículo vá desdobrando o leque. Ele deverá ser desfeito aparentando que a folha “cresceu”.

Obs. Se preferir pode confeccionar um para cada criança em versão menor.  

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥EU AMO EBD ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

Primários
Lição 6 - Valeu a pena esperar o Salvador
Texto Bíblico: Lucas 2.21-39
Objetivo: Explicar que a chegada de Jesus era uma promessa aguardada por muitos.
outras, pode postar aqui pra gente.
Frase do dia Valeu a pena esperar o Salvador!
Memória em Ação: "Vocês precisam ter paciência para poderem fazer a vontade de Deus e receber o que ele promete." (Hebreus 10.36)




Lição 06 - Valeu a pena esperar o Salvador

Texto Bíblico: Lucas 2.21-39


As famílias judias observavam várias cerimônias logo após o nascimento de um bebê. Entre as mais importantes estão: (1) a circuncisão. Todo menino era circuncidado e recebia um nome ao oitavo dia após o nascimento (Lv 12.3). A circuncisão simboliza a separação dos judeus dos gentios e seu relacionamento singular com Deus. (2) A redenção do primogênito. O filho primogênito era apresentado a Deus um mês após o nascimento (Êx 13.2,11-16). A cerimônia incluía o resgate da criança para Deus por meio de uma oferta. Deste modo, os pais reconheciam que o filho pertencia a Deus, o único com poder de dar a vida. (3) A purificação da mãe. Por quarenta dias depois do nascimento de um filho, a mãe era considerada impura; e não podia entrar no templo. No final desse período de separação, os pais deveriam oferecer um cordeiro em holocausto e um pombo como oferta pelos pecados. O sacerdote sacrificava estes animais e declarava a mulher purificada. Jesus era o filho de Deus, mas sua família realizou estas cerimônias de acordo com a lei (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD, p 1346).  

Boa ideia!

Você vai precisar de tubos de papelão, cartolina branca, papel crepom branco, cola branca, tesoura, canetas hidrográficas e lástex.

Na cartolina branca desenhe um par de asas. Entregue os tubos de papelão para as crianças, e peça para elas encaparem com o crepom branco e desenharem os olhinhos da pomba (no inicio do tubo).

Cole as asas da pombinha no tubo. Depois com o auxílio da agulha, perfure o tubo de papelão e as asinhas para passar o lástex.

Ao fazer o movimento do ioiô com o lástex, as crianças terão a sensação de que a pombinha está batendo asas.  

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥EU AMO EBD ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

Juniores
Lição 06 - Jesus ensina sobre a oração
Leitura Bíblica: Mateus 6.5-13
Objetivo: Incentivar os alunos a conversarem frequentemente com Deus e valorizarem o
Versículo-chave: "Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa." (Mateus 6.6)



Lição 06 - Jesus Ensina Sobre Oração
Texto Bíblico: Mateus 6.5-13

Você quase pode ver a angústia estampada na face dos discípulos, no momento em que eles estavam ao redor do Mestre Jesus. Um deles, talvez Pedro, assume o papel de porta-voz do grupo. Em vez de pedir: “Senhor, ensina-nos como orar”, ele rompe o silêncio e diz: “Senhor, ensina-nos a orar agora!”(Lc 11.1).

Suas palavras demonstravam tanto ansiedade quanto expectativa. Por diversas vezes, viram Jesus se retirar para lugares isolados, e maravilhavam-se ao ver a serenidade que o Mestre apresentava após aqueles momentos. É bem possível que os discípulos não soubessem o que fazia a face de Cristo brilhar, porém estavam certos de que, fosse o que fosse, eles também queriam vivenciar esta experiência, e naquele instante!

Certamente os discípulos já ouviram Jesus pregar sobre a oração, especialmente no momento em que Ele apresentou o fascinante Sermão da Montanha (Mt 5-7). No entanto, aquele fora um sermão público, ministrado a uma multidão, e esta era a oportunidade para uma reunião particular. E Jesus, percebendo a ansiedade deles, sabia que teria total atenção.

Havia centenas de orações registradas nas Escrituras, as quais o Mestre poderia ter chamado a atenção dos discípulos naquele dia. Por exemplo, a maravilhosa oração de Salomão, narrada no segundo livro das Crônicas. Jesus também poderia ter respondido aos discípulos, mencionando as orações de Josué, Jefté e, além dessas, a de Jabez. Entretanto, não fez isso. Jesus sabia que seus discípulos nunca compreenderiam plenamente os exemplos de oração, se não entendessem primeiramente os princípios da oração. É exatamente por isso que Ele nos deixou seu modelo de oração.

Não nos deu um mantra; deu-nos um padrão de oração, e os discípulos aprenderam perfeitamente. Na verdade, até mesmo uma leitura superficial das epístolas nos revela o quanto assimilaram bem aquela lição. Em poucos anos, eles viraram o Império Romano de cabeça para baixo!

Professor, ensine aos alunos que da mesma forma que a oração de Jesus revolucionou a vida dos apóstolos, pode transformar a vida deles também. Incentive aos alunos a terem uma vida de oração (Texto extraído do livro A Oração de Jesus de Hank Hanegraaff, CPAD).

Boa ideia!

Você vai precisar de uma caixa de presente lacrada e com uma fenda no centro, retângulos de papel ofício e lápis preto.

Entregue a cada aluno um retângulo e um lápis. Eles devem escrever um pedido de oração e colocar dentro da caixa. Escolha um por orar todos os dias pelos pedidos, e trazer a caixa no próximo domingo e entregar a outra criança e assim sucessivamente até que todos tenham participado. Durantes os domingos dê oportunidade para que os alunos testemunhem as respostas de oração.

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥EU AMO EBD ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

Pré-Adolescentes
Lição 06: Sob influência.
Texto bíblico: 2 Reis 18.3,5-7; 22.1,2
Objetivos:  Seguir os bons exemplos dos reis, Ezequias e Josias. Entender que o crente deve influenciar e não deixar ser influenciado pelas coisas que desagradam a Deus.
Enfoque bíblico:
"... não tenham nenhuma falha ou mancha... vivendo sem nenhuma culpa no meio de pessoas más, que não querem saber de Deus. No meio delas vocês devem brilhar como as estrelas no céu." (Filipenses 2.15) (*)
PALAVRA  DO DIA  é : INFLUÊNCIA





Lição 06 - Sob Influência
Texto Bíblico: 2 Reis 18.3,5-7; 22.1,2

O grupo de amigos é a ponte entre a segurança oferecida pela independência dos pais e a liberdade da independência. Trata-se também de uma característica predominante da vida social do adolescente. Os grupos de jovens adolescentes continuam a ser compostos por pessoas do mesmo sexo, como se fossem uma extensão das turmas de juniores.

O forte desejo de ser aceito pelo grupo leva os adolescentes a fazerem quase tudo. Seja qual for o estilo de roupas do grupo, ele o adotará. Não importa a gíria usada pelo grupo, ele a usará. Tudo quanto o grupo apreciar, ele também vai gostar. Tudo o que o grupo fizer, ele fará.

Ser diferente é cometer suicídio social. Deste modo, é difícil para o adolescente – se não impossível – ser o único a optar pelo Senhor e por seus mandamentos, quando o grupo não está interessado nisso ou age de forma contrária à Bíblia.

Professor, é vital que você aceite a todos de sua classe e não escolha favoritos. Seja amigo e mostre interesse pessoal por cada aluno. A Escola Dominical deve ser um grupo onde todos se sentem confortáveis, sabem que fazem parte da classe e são amados. Faça um esforço especial para incluir alunos que são rejeitados pelo restante da turma. Planeje com o grupo e participe de atividades para o Senhor dentro e fora da igreja. Ensine e estimule a evangelização entre amigos para ajudar os adolescentes a testemunharem para os colegas sobre Jesus, sem medo do ostracismo (exclusão,banimento) social.

Bibliografia:

JONHSON,Lin. Como Ensinar Adolescentes, Descubra a alegria de trabalhar com eles. Rio de Janeiro:CPAD,2003

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥EU AMO EBD ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

Maternal 
Lição 5. Duas semanas de festas
Texto Bíblico: 2 Crônicas 29:3-10, 20,21,25-30
Objetivo:Que a criança adore ao Senhor com alegria, não apenas com os lábios, mas com o pensamento e o coração.
Versículo para memorizar: "Adorem ao Senhor com alegria..." Salmos 100.2
Palavra chave:Adoração





Lição 05 - Duas Semanas de Festa!
Texto Bíblico: 2 Crônicas 29.3-10,20,21,25-30

I - De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança adore o Senhor com alegria.

A palavra-chave deste domingo é “Adoração”. No decorrer da aula diga: “Eu adoro o Papai do céu”

II - Saiba Mais

O louvor traz a presença de Deus de maneira diferente. Aos que estão alegres, suplanta o gozo e a alegria, a ponto de quase não suportarem. Aos que estão deprimidos e tristes, derrama seu bálsamo confortante e alentador. O salmista afirma que Deus habita nos louvores (Sl 22.3). Notemos que habitar é diferente de hospedar. Hospedagem significa se estabelecer por tempo determinado, enquanto habitar envolve permanência com propósitos específicos e perenes, com estabelecimento de compromissos. Ao louvarmos, Deus toma o louvor por habitação e se compromete conosco em demandar suas mais variadas bênçãos!

Texto adaptado do livro: Manual do Líder de Louvor, CPAD.

III - Conversando com o professor

As crianças precisam saber que há muitas formas de adoração, mas que todas convergem para um único objetivo: entregar-se totalmente a Deus em retribuição a quem Ele é. Na adoração louvamos a Deus com toda sinceridade de coração, com toda a nossa vida: “Deus é Espírito, e importa que os que adoram o adorem em espírito e verdade” (Jo 4.24). Nossas escolhas em obediência à vontade de Deus dEle também  são atos de adoração: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que  apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo  e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Rm 12.1). Podemos adorar a Deus em grupo ou sozinhos – a qualquer hora, em qualquer lugar. Entretanto, reunir-se a outros para adorar encoraja-nos a dar mais de nós mesmos a Deus, e também é uma afirmação visível para o resto do mundo de que Deus mercê verdadeiramente ser adorado.

Texto extraído do livro: Ensine sobre Deus às Crianças, editado pela CPAD.

IV – Sugestão

Você vai precisar de um aparelho de som e cd’s com os louvores que as crianças gostem. Após explicar o que é adoração, reserve um tempo da aula para um período especial de adoração com as canções que você escolheu. Elas podem utilizar os instrumentos que elas confeccionaram (seção da revista Oficina de Ideias). 


♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

Jardim de Infância 
Lição 05: Cuidado o menino Jesus Corre perigo
Texto bíblico: Mateus 2.13-23
Objetivo da Lição: Compreender que Deus nos protege do perigo.
Aprendendo a bíblia /Versículo visualizado:”...Para que eles continuem a ter sempre a tua proteção...” 2 Samuel 7.29
A palavra é: PERIGO





Lição 05 - Cuidado, o Menino Jesus corre perigo
Texto Bíblico: Mateus 2.13-23

 I - De professor para professor  

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança compreenda que Deus nos protege do perigo.  

A palavra-chave deste domingo é “Perigo”. No decorrer da aula diga: “Deus nos protege do perigo”.

II – Saiba Mais

Confiança em Deus – a resposta aos nossos temores e ansiedades – não é algo estático. Ao contrário, ela cresce. Não fique desencorajado se a sua confiança em Deus parece derreter e minguar. Isso é simplesmente humano.

A maravilhosa esperança que temos, certamente, é que quanto mais confiamos em Deus, mais descobrimos o quanto Ele é fiel. Assim, quanto mais nos dispomos a confiar, mais provas de confiança Deus nos dá.

É esse sentimento de completa segurança – um permanente senso de sua presença conosco – que Deus anela para cada um de nós. Isso vem quando confiamos nEle e aceitamos o que Ele ambiciona dar-nos.   Texto extraído do livro: Em Contato com Deus, CPAD.

III – Conversando com o Professor

Algumas das características desta faixa é o crescimento rápido, a habilidade com certos jogos, a curiosidade, o período curto de atenção, a imaginação rica, a imitação, o medo e a excitação. Se uma decisão precisa ser tomada, ela decide rapidamente, não impondo a si mesma muitas alternativas. Continua com as histórias e exageros de sua imaginação, mas começa a distinguir o real do imaginário, ciente de que está inventando histórias.

Texto extraído do livro: Amor e Disciplina para Criar Filhos Felizes, CPAD.

IV – Sugestão  

Você vai precisar de cabos de vassoura, papel pardo, grampeador e lã.

Desenhe cabeças de burrinhos no papel pardo (dois lados), cole a lã para imitar o pelo do animal. Para fixar a cabeça no corpo (cabo de vassoura) utilize o grampeador.

Peça às crianças para imaginarem como foi a viagem de José e Maria. 

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

Primários
Lição 5 - O Salvador Chegou!!!
Texto Bíblico: Lucas 2. 1-20
Objetivo: Apresentar Jesus como o nosso Salvador pessoal, Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.
Frase do dia:  O Salvador chegou!
Memória em Ação: "Deus nos mandou um menino que será o nosso rei. Ele será chamado de 'Conselheiro Ma­ravilhoso", Deus Poderoso", "Pai Eterno", Príncipe da Paz*." (Isaías 9.6)






Lição 05 - O Salvador chegou!!!

Texto Bíblico: Lucas 2.1-20

Um alistamento (um registro ou censo) romano seria realizado para ajudar o alistamento militar ou a arrecadação de impostos. Os judeus não precisavam servir no exército romano, mas não podiam deixar de pagar impostos. O decreto de Augusto saiu na hora certa e de acordo com o plano perfeito de Deus para trazer seu Filho ao mundo. Não era possível deixar de participar do censo. Consequentemente, todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. José foi a Belém, uma viagem de aproximadamente 110 a 130 quilômetros. Belém, uma viagem foi onde cresceu o rei Davi (1 Sm 16;17.12;20.6).

Deus controla toda a história. Graças ao decreto do imperador Augusto, Jesus nasceu na mesma cidade profetizada para o seu nascimento (Mq 5.2), embora seus pais não vivessem ali. José e Maria foram a Belém porque José era da casa e família de Davi. Os profetas do Antigo Testamento profetizaram que o Messias nasceria na linhagem de Davi (Is 11.1; Jr 33.15; Ez 37.24; Os 3.5). Em algum momento durante a visita a Belém, a criança prometida nasceu. Cumprindo assim a profecia (texto adaptado do Comentário do Novo Testamento, Aplicação Pessoal).

Boa ideia!

Você vai precisar de lençóis, roupões e um boneco.

Divida a classe em grupos e depois peça para cada grupo encenar o censo, a viagem e o nascimento do Salvador. 

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

Juniores
Lição 05 - Jesus ensina sobre a felicidade
As Bem Aventuranças
Leitura Bíblica: Mateus 5.1-12
Objetivo: Esclarecer aos alunos que, se obedecermos aos ensinos de Jesus, seremos felizes.
Versículo-chave: "Guia-me pelo caminho dos teus mandamentos, pois neles encontro a felicidade." (Salmos 119.35)




Lição 05 - Jesus ensina sobre felicidade
Texto Bíblico: Mateus 5.1-12
Em seu mais longo sermão registrado, Jesus começou descrevendo as características que procurava em seus seguidores. Ele chamou de felizes aqueles que possuem essas características, porque Deus tem algo especial reservado para eles. O melhor exemplo de cada característica é encontrado no próprio Jesus. Se a nossa meta é nos tornarmos como Ele, as bem-aventuranças desafiarão o modo como vivemos cada dia.
Boa ideia!
Professor reproduza o quadro abaixo em uma folha de papel quarenta quilos e apresente-o às crianças. Leia juntamente com elas as referências bíblicas e explique como elas podem desenvolver essas características.
Explique que essas características devem estar presentes na vida de todos os servos de Deus.
CARACTERÍSTICAS
COMO DESENVOLVER ESTA ATITUDE 
HUMILDE
Tiago 4.7-10
PRANTO/ CHORO
Salmo 51; Tiago 4.7-10
MANSIDÃO E SIMPLICIDADE
Mateus 11.28-30
JUSTIÇA E BONDADE
João 16.10,11 Filipenses 3.8-9
AMABILIDADE E MISERICÓRDIA
Efésios 5.1,2
CORAÇÃO PURO
1 João 3.1-3
PAZ
Romanos 12.9-21; Hebreus 12.10,11
FIDELIDADE
2 Timóteo  2.12

 (Texto e quadro adaptado da Bíblia do Adolescente Aplicação Pessoal, CPAD).

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

Pré-Adolescentes
Lição 05: Qualidades versus defeitos.
Texto bíblico: Êxodo 2.4-1 0
Objetivos: Valorizar a mudança que Deus quer fazer na sua maneira de agir; Entender que Deus transfor­ma defeitos em qualidades.
Enfoque bíblico: 
" Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida!" (Galatas 2.25)
PALAVRA  DO DIA  é TEMPERAMENTO





Lição 05 - Qualidade Versus Defeitos
Texto Bíblico: Êxodo 2.4-10
A psicologia auxilia a educação ao explicar as diferenças de temperamento entre as pessoas. Segundo o Dicionário Aurélio Eletrônico, o temperamento é o “conjunto dos traços psicofisiológicos de uma pessoa, e que lhe determinam as reações emocionais, os estado de humor e caráter”. Em síntese, o temperamento é inato em nossa constituição.

De acordo com a psicologia são quatro tipos de temperamentos: Sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático. Ninguém é totalmente fleumático ou sanguíneo. Na verdade existe uma mistura de temperamentos mas com o predomínio de um deles. Para executar uma pequena “pesquisa” sem a rigorosidade acadêmica requerida para um teste sério de temperamento, proponha uma atividade simples e de curto tempo para os alunos. Distribua uma folha para cada um contendo trinta e duas características dos temperamentos – e peça para que os alunos escolham, entre essas, dez que descrevam a forma particular do ser deles.

No documento anexo há um teste para saber qual o temperamento de seus alunos

Material extraído da Revista de Adolescentes Mestre 7 pp.25,26,CPAD.


♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

Maternal  - Lição 4. É melhor obedecer
Texto Bíblico Jonas 1.1-17; 2.1-10
Objetivo
• Que a criança aprenda que devemos obedecer sempre a Palavra de Deus, mesmo quando a sua ordem parecer difícil de cumprir.
Para guardar no coração
"... Se obedecermos ao Senhor, tudo correrá bem..." Jeremias 42.6
Palavra-chave : "Bíblia"





Lição 04 - É melhor obedecer
Texto Bíblico: Jonas 1.1-17;2.1-10

I - De professor para professor

• Prezado professor, neste domingo as crianças terão a oportunidade de aprender que devem obedecer ao Papai do céu.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

• A palavra-chave da aula é “Obedecer”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Devemos obedecer a Palavra de Deus.”

II - Para refletir

Jonas não queria que o povo de Nínive se voltasse para Deus. Se eles o fizessem, ele sabia que Deus o perdoaria. Jonas não queria que fossem perdoados; ele queria que sofressem.

No final, Jonas acabou pregando, como Deus havia mandado. Os moradores de Nínive realmente se arrependeram, e Deus os perdoou. Eles foram salvos do julgamento, e Jonas reclamou: “Foi isso mesmo que eu pensei que o Senhor ia fazer”.

Jonas sentia que os ninivitas mereciam ser destruídos. Por que ele deveria ajudá-los? Por que deveríamos ajudar pessoas de quem não gostamos?

A resposta é simples: Deus não deseja punir pessoas pecadoras. Ele prefere mudá-las. Era isto que Ele queria para o povo de Nínive. É isto o que Ele quer para todo mundo.

Disponha-se a ajudar pessoas de quem você não gosta. Jesus ordenou; “Amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês, que está no céu. Porque Ele faz com que o sol brilhe sobre os bons e sobre os maus e dá chuvas tanto para os que fazem bem como para os que fazem o mal” (Mt 5.44,45).

Texto extraído da Bíblia do Adolescente Aplicação Pessoal, CPAD

III - Regras Práticas para os Professores

Nessa faixa etária a criança passa a ter um  personalidade particular e constante, com uma perspectiva própria, situando os outros em relação a si mesma.  A criança tem necessidade de ser aplaudida e reconhecida pelo que faz, como se estivesse numa fase narcisística. Contudo, paralelamente, as pessoas são importantes para ela e gosta de criar amizades, pois a sua acrescida capacidade de linguagem permite-Lhe apreciar a conversa e reagir bem as sugestões verbais.

Texto adaptado do livro Amor e Disciplina para Criar Filhos Felizes, CPAD

IV – Sugestão

O “Grande-peixe”

Você vai precisar de garrafas pet, boneco de plástico, olhinhos de cartolina, apara de lápis de cor, cola de contato, tesoura e barbante.

Passo a passo:

1º Recorte a garra pet ao meio (vamos utilizar a parte do gargalo, aquela que parece um funil).

2º Cole os olhinhos na parte mais larga do “funil” e em volta da garrafa as aparas de lápis formando “escamas”.

3º Amarre o barbante na cintura do boneco.

4º Faça um furo na tampa da garrafa e passe o barbante por ele e dê um nó na ponta. Depois feche a garrafa.

Ao puxar o barbante o boneco e engolido pelo “peixe”.

Obs. Você poderá confeccionar apenas um e utilizar para contar a história.


♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥           

Jardim de Infância  - Lição 04:  O bebê Jesus é levado ao Templo Lição
Texto bíblico Lucas 2.21-38
Objetivo da lição: Fazer a criança compreender que assim como Jesus elas também foram apresentadas a Deus.
Aprendendo a bíblia /versículo  visualizado:" ...Separado e dedicado ao Senhor.”  Lucas 2.23
palavra é: APRESENTAÇÃO




Lição 04 - O bebê Jesus é levado ao templo
Texto Bíblico: Lucas 2.21-38

I - De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança saiba como o bebê Jesus eles também foram apresentados a Deus.

A palavra-chave deste domingo é “Apresentação”. No decorrer da aula diga: “Jesus foi apresentado no Templo”.

II - Saiba Mais

Quando chega aos seis anos, a criança já adquiriu a consciência de seu eu. Ela é o centro do seu próprio universo, dá grande importância ao seu nome, e gosta de escrever seu nome em todas as coisas que faz. Interessa-se por sua infância, por histórias acerca dela própria, por tudo o que lhe diz respeito. Até porque se imagina como tendo vivido sempre no passado, e devendo viver para sempre no futuro.

Texto extraído do livro: Amor e Disciplina para Criar Filhos Felizes, CPAD

III - Conversando com o Professor

Servir a Deus, às vezes, é como ficar parado em um sinal de trânsito que parece estar enguiçado no vermelho. Embora você saiba aonde quer ir e quando deseja chegar lá, enquanto o sinal permanece vermelho, você tem de ficar parado e esperar... esperar... e esperar um pouco mais.

Algumas vezes, a coisa mais difícil que Deus irá pedir-lhe é que você fique parado naquele sinal vermelho e espere nEle. Visto que o cronograma de Deus nem sempre será igual ao seu, você pode ter de alterar certas expectativas em sua vida e esperar que Deus revele o seu propósito. Quem sabe permanecer um pouco mais naquele emprego que não parece tão ideal, ou romper relacionamentos até que Deus traga a pessoa certa para a sua vida. Esperar irá exigir que você confie no plano de Deus e creia que Ele está trabalhando de modo ativo em sua vida. Descanse em sua graça e olhe para o futuro com esperança, sabendo que Ele o abençoará pela sua obediência a Ele.

Texto extraído da: Revista dos Primários 5/6, CPAD

Simeão e Ana esperaram e confiaram na promessa de Deus de que eles veriam o Salvador. Eles foram fiéis a Deus e puderam na velhice ver se cumprir a promessa, eles tiveram a alegria de ter nos braços o Salvador da humanidade.

IV - Sugestão

Você vai precisar de tubos de papelão, cartolina branca, papel crepom branco, cola branca, tesoura, canetas hidrográficas e lástex.

Na cartolina branca desenhe um par de asas. Entregue os tubos de papelão para as crianças, e peça para elas encaparem com o crepom branco e desenharem os olhinhos da pomba (no inicio do tubo).

Cole as asas da pombinha no tubo. Depois com o auxílio da agulha, perfure o tubo de papelão e as asinhas para passar o lástex.

Ao fazer o movimento do ioiô com o lástex, as crianças terão a sensação de que a pombinha está batendo asas. 

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

Primários
Lição 4 - Eu, a mãe do Salvador?
Texto Bíblio: Lucas 1.26-38 - Mateus 1.18-24
Objetivo: Demonstrar aos alunos que devemos sempre pedir a Deus que realize a sua vontade em nossa vida.
Frase do dia Deus, faça a tua vontade na minha vida.
Memória em Ação:  “Que a tua vontade seja feita aqui na terra como é feita no céu!” Mateus 6.10
Lição 04 - Eu, a mãe do Salvador?
Texto Bíblico: Lucas 1.26-38; Mateus 1.18-24

Maria era uma jovem, e estava noiva de José.  Um dia, o anjo Gabriel lhe apareceu, e disse-lhe que Deus tinha uma missão especial para ela. O Espírito Santo logo faria com que ela ficasse grávida, e ela daria à luz o Filho de Deus, Jesus. Claro, isto era uma notícia incrível e um tanto assustadora; as pessoas achariam que ela pecara, ficando grávida antes de casar. Gabriel assegurou-lhe que Deus estaria com ela. Maria confessou que estava disposta a servir a Deus, e então respondeu com uma linda canção de louvor e gratidão a Deus.

O que podemos aprender com a jovem Maria:

Maria deixou para nós dois grandes exemplos a serem seguidos pelos servos de Deus:

1º Estarmos disponíveis para Deus.

A Bíblia não relata o que Maria estava fazendo com o anjo Gabriel a visitou, mas ela estava disposta a fazer o que o Senhor a determinasse.

2º Confiarmos em Deus. 

           
Assim que recebeu a notícia a jovem se espantou, mas confiou nas palavras do anjo e na Palavra de Deus.

(Texto adaptado da Bíblia do Adolescente, Aplicação Pessoal, CPAD).

Boa ideia!

Confeccionado um anjo de tubo de papelão.

Você vai precisar de cartolina branca, tubos de papelão, cola branca,tesoura, algodão e canetas hidrográficas.

1º Passo: Desenhe e recorte asas na cartolina.

2º Passo: Solicite às crianças que encapem o tubo de papelão com papel ofício.

3º Passo: Solicite que as crianças colem algodão nas asas e fixe-as no tubo.

4º Passo: Peça às crianças que desenhem um rostinho alegre no anjo. 


♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

Juniores
Lição 04 - Jesus ensina sobre a amizade
Leitura Bíblica: Mateus 4.12-25
Objetivo: Enfatizar o valor da amizade com Jesus e com os homens
Versículo-chave: 'Vocês são meus ami­gos se fazem o que eu mando." (João 15.14)




Lição 04 - Jesus ensina sobre a amizade
Texto Bíblico: Mateus 4.12-25

Professor explique aos alunos que a comunhão com outros crentes pode fazer a diferença entre atravessar uma situação difícil e deixar que o mundo o vença. Partilhar as suas alegrias, tristezas, esperanças e frustrações com alguém, podem fortalecê-lo como indivíduo e ajudá-lo a definir as providências a tomar. A comunhão ajuda-o a transmitir o amor de Cristo a outros. À medida que você aprende a confiar em outras pessoas, estas aprenderão a confiar em você.

Lembre aos pequeninos de que Paulo precisou de um amigo como Barnabé ou Silas para dividir o peso do seu ministério e para viajar com ele.

Davi foi salvo das mãos de Saul, por ser amigo de Jônatas.

Oriente os pequenos a construir amizades cristãs e a pedirem a Deus que traga amigos para a vida deles.

(Texto adaptado do livro Graça Diária, CPAD)

Boa ideia!

Cartão da amizade

Material necessário: cartolinas de cores variadas, canetas hidrográficas, tesouras, cola, papel picado, purpurina, fitas coloridas, lápis de cor, régua, etc.

Disponha o material sobre a mesa e oriente as crianças a fazerem cartões para seus amigos, deixe a criatividade por conta deles, quando for necessário ou solicitado ajude-os. 


♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

Pré-Adolescentes
Lição 04: Sob Controle.
Texto bíblico: Mateus 14.26-32
Objetivos: Aprender que devemos falar menos e ouvir mais; Esboçar controle sobre suas atitudes e palavras.
Enfoque bíblico: “Cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com raiva.” Tiago 1.19b
PALAVRA DO DIA é: CONTROLE





LIÇÃO 04 - SOB CONTROLE
Texto Bíblico:Mateus 14.26-32

Professor, os adolescentes possuem emoções intensas e oscilantes sendo difícil o autocontrole. São várias mudanças ocorrendo em seus sentimentos, não compreendem e nem sabem o que fazer com elas. Leia para eles a história que ocorreu na cidade de Chicago:

Na noite de 8 de outubro de 1871, a Senhora O’ Leary acendeu um pequeno lampião, tomou-o e foi ao celeiro ordenhar a vaca. A vaca escoiceou o lampião, e, num instante, as chamas do pavio aceso se espalharam pelo celeiro propelidas pelos fortes ventos. O fogo se alastrou progressivamente por mais de 24 horas, devastando o distrito empresarial central da grande cidade de Chicago e destruindo 17.450 edifícios numa área de 5,6 quilômetros quadrados. Pelo menos 300 pessoas morreram, 90.000 ficaram desabrigadas e propriedades no valor aproximado de 600 milhões de reais foram arrasadas. Tudo porque uma vaca deu um coice num lampião contendo uma pequenina chama.

Explique que o fogo é muito necessário e tem variado uso em casas e fábricas quando mantido sob controle. Mas quando fora de controle torna-se um inimigo terrível que destrói tudo o que encontrar. O devido e seguro controle é essencial no uso do fogo como tremenda fonte de energia que é. Essa história pode ser adaptada ao homem que foi criado cheio de energia mental, física, emocional e espiritual, a qual deve ser corretamente usada e controlada para ser benéfica.

Não admira, então, que esta energia tenha de ser posta sob o controle do Espírito Santo. Temperança é o fruto do Espírito e trata-se da nossa autodisciplina; nosso autocontrole, que na realidade não é bem nosso, mas resultante da operação do Espírito Santo em nós.  A pessoa que permite que o Espírito Santo a conforme segundo a imagem de Jesus desenvolverá a temperança em todas as áreas da vida (2 Co 3.18; Rm 8.29).

Comente com os alunos que devemos ter o nosso temperamento controlado pelo Espírito Santo, que é necessário pensar antes de falar e agir. Ore com eles pedindo a Deus que os ajude a ter temperança.

Bibliografia:

GILBERTO, Antonio. O Fruto do Espírito: A Plenitude de Cristo na Vida do Crente. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.

JOHNSON Lin. Como Ensinar Adolescentes: Descubra a alegria de trabalhar com eles. Rio de Janeiro:CPAD,2003  


♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥


MATERNAL
Lição 3. Aprendendo a Palavra do Papai do céu.
Texto Bíblico Neemias 8.1-3,13-18
Objetivo
* Que a criança aprecie o ensino da 11 Palavra, e se interesse por aprendê-la na Escola Dominical e em casa.
Para guardar no coração
'... Dêem atenção ao ensinamento do nosso Deus!" Isaías l.lO
palavra-chave:"Aprender"




Lição 03 - Aprendendo a Palavra do Papai do Céu
Texto Bíblico: Neemias 8.1-3,13-18

I - De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança sinta o desejo de aprender a Palavra de Deus.  A palavra-chave deste domingo é “Aprender”. No decorrer da aula diga: “Eu aprendo a Palavra do Papai do Céu”.

II - Saiba Mais

Prezado Professor, os filhos de Deus foram chamados para refletir a luz de Cristo.  Luzes são planejadas para orientar. Temos de ajudar aqueles ao nosso redor que estão na escuridão. Temos de declarar-lhes a Palavra de vida. Devemos mostrar aos pecadores o Salvador, e aos fracos, o divino lugar de descanso. Os homens às vezes leem suas Bíblias e não entendem; devemos estar preparados como Filipe (At 8.26-28), para instruirmos a pessoa que pergunta acerca do significado da Palavra de Deus e do caminho da salvação. E para que isto aconteça devemos guardar a Palavra de Deus em nosso coração e não apenas na mente.

Texto adaptado do livro: O Melhor de Charles Spurgeon,CPAD

III - Conversando com o professor

Para o professor é indispensável conhecer não somente a sua matéria, mas também seu campo de aplicação, que é o aluno. O semeador deve conhecer o terreno onde vai semear, e também como lançar a semente. O aluno é a matéria prima da Escola Dominical. O professor, se quiser ter êxito no ensino, deve estudar não só a lição, mas também o aluno. Conhecendo melhor o aluno isoladamente e no grupo, o professor planejará e aplicará o ensino adequadamente.

Extraído do livro: Manual da Escola Dominical, CPAD

IV - Sugestão

Você vai precisar de papel ofício e lápis de cor.

Faça o desenho de uma Bíblia aberta, na folha de papel ofício (uma para cada criança).

Depois solicite aos pequenos que desenhem a história bíblica que eles mais gostam de ouvir. 

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

JARDIM DE INFÂNCIA
Lição 03:  Presentes para o menino Jesus..
Texto bíblico Mateus 2.1-12
Objetivo da Lição: Compreender que Jesus deve ser adorado, pois Ele é Rei.
Aprendendo a bíblia /Versículo visualizado “...Adore o Senhor seu  Deus...”  Mateus  4.10
A Palavra é: PRESENTE




Lição 03 - Presentes para o menino Jesus
Texto Bíblico: Mateus 2.1-12

I - De professor para professor 

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança compreenda que Jesus foi adorado como rei.

- A palavra-chave deste domingo é “Presente”. No decorrer da aula diga: “Jesus recebeu presentes”.

- Ensine os pequenos que devemos adorar Jesus como rei.

II - Saiba Mais

Sabemos pouco sobre os “três magos” que foram ver o bebê Jesus. Na verdade o pouco que sabemos vem da lenda, não das Escrituras. A despeito do que você pode ter ouvido, não sabemos seus nomes. Ainda que digamos que eram três, a Bíblia nunca diz quantos eram somente que eles deram três presentes. Eles foram ver Jesus algum tempo depois de nascido. Eles avistaram uma estrela no Oriente, a seguiram, pois sabiam que ela anunciava o nascimento do Messias.   Os presentes dos Magos eram ouro, incenso e mirra. A providência divina os mandou como socorro oportuno para José e Maria, em sua atual condição de pobreza. Assim nosso Pai celestial, que sabe de que necessitam seu filhos, usa alguns como mordomos para suprir a necessidade dos demais e dar-lhes o provimento desde os confins da terra.

Bibliografia:

HENRY,Matthew. Comentário Bíblico. Rio de Janeiro:CPAD,2002.

KENDRICK,Michael. 365 Lições de Vida Extraídas de Personagens da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.    

III - Conversando com o professor
As crianças nesta faixa etária, podem se tornar muito emotiva, desejando ser mais amada, ser sempre a primeira a ter tudo para ela. Não suporta perder, esperar pela sua vez, repartir com os outros. Tem que ter sempre razão, precisa sempre ganhar, e exige que lhe façam elogios. Contudo, ela solicita e aceita bem a orientação e a vigilância dos pais e professores, sempre perguntando como se faz as coisas que pretende, pois quer fazer tudo corretamente. É um excelente momento para trabalharmos conceitos como honestidade, verdade, fidelidade, altruísmo, empatia, retidão, dentre outros, que formarão e aperfeiçoarão o sei caráter (Texto extraído do livro, Amor e Disciplina para Criar Filhos Felizes).

IV - Sugestão

Você vai precisar de cartolina branca, papel crepom amarelo, cola branca e palitos de churrasco. Desenhe a estrela de Belém na cartolina e peça às crianças que façam bolinhas de papel crepom e enfeitem a estrela. Depois fixe um palito de churrasco no verso da estrela. 

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

PRIMÁRIOS
Lição 3 - O Salvador vem aí!
João Batista
Texto Bíblico: Lucas 1.5-25; 57-66; 3.1-16
Objetivo: Explicar que a missão de João Batista era anunciar ao mundo a chegada do Salvador
Frase do dia O Salvador está chegando.
Memória em Ação: "Preparem o caminho para o  Senhor passar! Abram estradas
retas para ele!" (Mateus 3.3)







♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

JUNIORES
Lição 03 - Jesus ensina sobre a humildade
Leitura Bíblica: Mateus 18.1-5
Objetivo: Demonstrar, através do exemplo de Jesus, que a humildade é uma característica fundamental para aqueles que fazem parte do Reino de Deus.
Versículo-chove: "Sejam meus segui­dores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde." (Mateus 11.29)



Lição 03 - Jesus ensina sobre a humildade
Texto Bíblico: Mateus 18.1-5

Cristo falou muitas palavras sobre os seus sofrimentos, e somente uma sobre a sua glória; todavia, os discípulos se firmaram nesta e esqueceram-se das outras. Muitos dos que gostam de ouvir falar de privilégios e glória estão dispostos a desviar-se dos pensamentos acerca de trabalhos e problemas.

Nosso Senhor colocou diante deles uma criancinha, assegurando-lhes solenemente que não poderiam entrar no seu reino se não fossem convertidos e se tornassem como os pequeninos. Quando as crianças são muito pequenas, não desejam autoridade, nem consideram as distinções exteriores, estão livres da maldade, são aprendizes e estão dispostas a confiar nos seus pais.

É verdade que assim que começam a mostrar outras disposições e chega a juventude, lhes são ensinadas outras ideias, mas são as características da infância que as convertem em exemplos adequados de mente humilde e de cristãos verdadeiros. Certamente necessitamos ser renovados sempre no espírito de nossa mente, para que cheguemos a ser simples e humildes como os pequeninos, e dispostos a sermos o menor de todos. Estudemos diariamente este tema e examinemos o nosso espírito.

Texto extraído do: Comentário Bíblico de Matthew Henry, CPAD.

Boa ideia!

Relembrando os trimestres anteriores.

Você vai precisar de papel pardo, fita adesiva e canetinhas hidrográficas.

1º Divida a folha de papel pardo em duas partes.
2º Na primeira folha escreva: “Pessoas humildes” e na segunda, “Pessoas soberbas”.
3º Fixe as folhas na parede da classe ou em quadros.
4º Distribua para as crianças as canetinhas e peça a eles que escrevam os nomes de personagens bíblicos já estudados que tenham sido humildes ou soberbos.

Obs. Professor não se esqueça de explicar o que significa soberba

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

PRÉ-ADOLESCENTES
Lição 03: Eles e Elas.
Texto bíblico: Gênesis 1.26-28; Salmos 119.72-74
Objetivos:  Construir seu crescimento e amadurecimento com harmonia; Reconhecer que a adolescencia é uma fase única da vida; Respeitar as diferenças no sexo oposto.
Enfoque bíblico: “"Ó Deus as tuas mãos me cria­ram e me formaram." (Salmos 119.73a)
PALAVRA  DO DIA  é :DIFERENÇAS






♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥


MATERNAL
Lição 2. A Palavra de Deus dura para sempre
Texto Bíblico Jeremias 36.1-32.
Objetivo
Que ao compreender o significado de "durar  para sempre",  em relação ã Palavra de Deus,  as crianças confiem nas suas promessas.
Para guardar no coração
" ... A palavra do nosso Deus dura para sempre." Isaías 40.8
Palavra-chave "DURAR"





Lição 02 - A Palavra de Deus dura para sempre

Texto Bíblico: Jeremias 36.1-32

De professor para professor 

• Prezado professor, neste domingo as crianças terão a oportunidade singular de aprenderem que podemos confiar na Palavra de Deus.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.   

• A palavra-chave da aula é “Durar”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “A Palavra de Deus dura para sempre.”

Para refletir

A Bíblia é o único livro contemporâneo de todas as épocas; jamais envelhece nem caduca. Foi a conclusão que chegou o príncipe dos pregadores: 

“Muitos livros em minha biblioteca estão agora desatualizados. Foram bons enquanto eram novos, à semelhança das roupas que usei quando tinha dez anos de idade; mas eu cresci e deixei para trás. Ninguém jamais deixará para trás as Escrituras por ter crescido; esse livro se amplia e é mais conhecido à medida que passam os nossos anos”. 

Somos constrangidos a concordar com Chales H. Spurgeon; a Bíblia, temo-la continuamente à cabeceira; quanto mais a lemos, mais a amamos. Somente ela pode dar-nos a necessária sabedoria num mundo confuso e que marcha, loucamente, para a destruição.

Texto extraído do livro: As Disciplinas da Vida Cristã: Como alcançar a verdadeira espiritualidade, 2008

Regras Práticas para os Professores  

O valor de um homem ou de uma mulher de Deus não é mensurado apenas pela formação acadêmica ou capacidade intelectual, mas, principalmente, por sua espiritualidade e aplicação dos princípios de Deus em sua própria vida. Nós vivemos dias de profundas transformações e as necessidades humanas tornam-se ainda mais prementes diante dos falsos ensinos, do materialismo, do consumismo desenfreado, da exploração pelos poderosos, da falsa segurança representada por uma vida de pura aparência e, sobretudo, por uma religiosidade formal. 

A igreja hoje é desafiada a perseverar diante da falta de compromisso com a fé e do esfriamento do amor, sinais do fim dos tempos. Faz-se necessário um empenho ainda maior, uma dedicação ainda mais sacrificial dos “obreiros dos bastidores”. É preciso ser destemido a fim de cumprir a chamada para o magistério perante tamanhos desafios.

Texto extraído do livro: Abordagens e Práticas da Pedagogia Cristã, CPAD 

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

JARDIM DE INFÂNCIA
Lição 02: A promessa é cumprida
Texto Bíblico Lucas 2.1-7
Objetivo da liçaõ: a criança aprenderá como se deu o nascimento de Jesus, O Salvador.
Aprendendo a bíblia /Versículo visualizado:”...Deus mandou um menino que será o nosso rei...” Isaías 9.6
A Palavra é: Jesus





Lição 02 - A promessa cumprida

Texto Bíblico: Lucas 2.1-7

I - De professor para professor  

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança saiba como se deu o nascimento de Jesus.

- A palavra-chave deste domingo é “Jesus”. No decorrer da aula diga: “Jesus é o nosso Salvador”.

- Ensine os pequenos que Deus cumpriu a promessa de enviar o Salvador.

II - Saiba Mais   

Qual é a boa notícia? 

A boa notícia é que Deus veio à terra como um ser humano, pagou por nosso pecados, e quer que vivamos com Ele no céu. Por que esta é uma boa notícia? Deus nos está oferecendo liberdade, paz, esperança e vida eterna, em vez de julgamento e morte. Esta boa notícia nos diz que Deus nos prepara para o céu – e nos torna justos aos olhos de Deus – quando colocamos nossa fé e nossa confiança em Cristo como Salvador (Romanos 1.17). Esta é realmente uma boa notícia!

Texto extraído da: Bíblia da Adolescente Aplicação Pessoal, p.1390

III - Conversando com o professor  

Um dos maiores problemas do ensino nas escolas dominicais, atualmente, independentes de faixa etária, é a inadequação dos métodos de ensino. Os métodos (quando são usados) são escolhidos sem objetivar o aluno e sua transformação de vida. 

O professor deve ser criterioso ao escolher o método que irá usar em sua classe. Cada situação especifica requer um método apropriado. Devem ser avaliadas todas as vantagens e desvantagens de aplicá-lo.

Texto extraído do livro: Abordagens e Práticas da Pedagogia Cristã, CPAD

IV – Sugestão 

Você vai precisar de papel pardo e canetinhas hidrográficas.

No topo da folha escreva: Extra, extra a promessa foi cumprida, nasceu em Belém...

Solicite às crianças que escrevam o nome de Jesus em várias cores. Repita com elas a seguinte frase: Nasceu Jesus o Salvador. 

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

PRIMÁRIOS
Lição 2 - Ainda há salvação?!
Noé
Texto Bíblico: Gênesis 6.1 - 9.17
Objetivo: Demonstrar que Jesus é a nossa arca
Frase do dia  Deus nos dá a vida eterna.
Memória em Ação: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o presente gra­tuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, nosso Senhor." (Romanos 6.23}





Lição 02 - Ainda há salvação?

Texto Bíblico: Gênesis 6.1 __ 9.17

Por que Deus inundou toda a terra?  

Deus fez a chuva cair e a água subir para inundar toda a terra, a fim de que as pessoas más do mundo morressem afogadas. Por causa do pecado, o mundo se tornara cada vez pior. Tanta maldade deixou Deus muito triste. Deus estava realmente pesaroso por haver criado o ser humano. As pessoas eram más, egoístas, cruéis e violentas. Antes de destruí-las, Deus lhes deu 120 anos para melhorar, mas as pessoas somente se tornaram piores. Havia uma única pessoa no mundo que procurava viver do modo que Deus queria: Noé. O bom Noé tentou falar às pessoas sobre Deus, porém ninguém lhe deu ouvidos. Ouça atentamente aqueles que o ensinam como viver do modo que agrada a Deus, porque todas as pessoas más serão novamente destruídas, quando Deus decidir acabar com o mundo (Texto extraído da Bíblia do adolescente Aplicação Pessoal, CPAD).   

Boa ideia!

Você vai precisar de papel 40 quilos, guache e pinceis. 

No topo da folha de papel quarenta quilos escreva a seguinte frase: Aliança de Deus com Noé, abaixo desenhe um arco-íris e solicite as crianças que pintem com guache. 

No término do trabalho relembre as crianças o significado do Arco da Aliança (arco-íris).   

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ 
  
JUNIORES
Lição 02 - Jesus ensina sobre o poder de Seu nome

JUNIORES
Lição 02 - Jesus ensina sobre o poder de Seu nome
Leitura Bíblica: Lucas 10.1,17-20
Objetivo:Demonstrar a importância e o poder do Nome de Jesus para que os alunos O temam.
Versículo-chave: "E eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele lhes dará." (João 16.23}





Lição 02 - Jesus ensina sobre o poder do Seu nome

Texto Bíblico:Lucas 10.1,17-20 

E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam (Lc 10.17). Eles estavam, maravilhados com o poder miraculoso que lhes fora permitido exercer. Estavam jubilosos com a lembrança de suas realizações. Mas Jesus lhes mostrou que sua alegria não era correta, pois tinha o foco errado. Entretanto, Ele não os repreendeu por sua alegria ao verem o reino de Satanás sofrer perdas.

Cristo os advertiu para não fazerem do poder sobre os demônios ou do sucesso no ministério, uma fonte fundamental da sua alegria. Devem alegrar-se, sim, por estarem redimidos do pecado e destinados ao céu (Mt 7.22,23).

Boa ideia!

Você vai precisar de papel ofício, caneta hidrográfica, giz de cera branco e lápis de cor.

No topo da folha escreva: Este nome tem todo o poder.

Com o giz de cera branco escreva o nome Jesus.

Entregue uma folha para cada criança e peça a eles para pintarem a folha com o lápis de cor deitado. Gradativamente o nome Jesus aparecerá.

Obs. Este trabalho deve ser feito no início da aula.

Bibliografia

Comentário Bíblico Beacon vl 9. Rio de Janeiro. CPAD: 2006.

Bíblia de Estudo Pentecostal, Rio de Janeiro: CPAD, 2002.

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

PRÉ-ADOLESCENTES

Lição 02: Adolescer sem aborrecer.
Texto bíblico Eclesiastes 11.5-10; 12.1
Objetivos: Entender que essa fase da vida deve ser vivida com equilíbrio Saber aproveitar mais a alegria e a descontração desta fase.
Enfoque bíblico:  “Não deixe que nada o preocupe ou faça sofrer, pois a mocidade dura pouco.” Eclesiastes 11.10
PALAVRA  DO DIA  é: SENTIMENTOS






Lição 02 - Adolescer sem Adoecer
Texto Bíblico: Eclesiastes 11.5-10; 12.1

Como os adolescentes desejam ser adultos, o professor precisa tratá-los levando em consideração esse fato e lembrando que ainda não são adultos. Quando for apropriado, permita que os alunos tomem decisões e assumam responsabilidade, como planejar uma reunião social da classe.

É vital que você aceite a todos de sua classe e não escolha favoritos. Seja amigo e mostre interesse pessoal por cada aluno. A Escola Dominical deve ser um grupo onde todos se sentem confortáveis, sabem que fazem parte da classe e são amados. Faça um esforço especial para incluir alunos que são rejeitados pelo restante da turma, procurando descobrir o porquê e fazendo o possível para aliviar a situação.

Como adolescentes imitam os adultos que admiram, o professor deve ser o primeiro candidato a essa admiração e imitação. Seja um exemplo digno de imitação, assim como Paulo expressou em 1 Coríntios 11.1: ”Sede meus imitadores, como também eu, de Cristo.”

Os adolescentes desenvolvem uma percepção aguçada do certo e do errado. Embora saibam que estão desobedecendo a Deus, muitas vezes são incapazes de romper com o hábito de pecar. Precisam de um ensinamento claro sobre como agir, do estímulo dos adultos admirados por eles e de amigos que estão tentando seguir a Deus.

Bibliografia

JOHNSON,Lin. Como Ensinar Adolescentes: descubra a alegria de trabalhar com eles. Rio de Janeiro:CPAD,2003. 

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

MATERNAL
1 TRIMESTRE DE  2014  
REVISTA 5 Tema  O Livro de Deus
sumário
Lição 1. A Bíblia é o livro do papai do céu
Lição 2. A Palavra de Deus dura para sempre.
Lição 3. Aprendendo a Palavra do Papai do céu.
Lição 4. É melhor obedecer
Lição 5. Duas semanas de férias
Lição 6. O azeite que não acabava.
Lição 7. A arma secreta de Jesus.
Lição 8. Jesus leu e explicou a Bíblia
Lição 9. A História das sementes
Lição 10. O moço lê a Bíblia no carro.
Lição 11. A Ovelha fujona
Lição 12. Cartas de Paulo.
Lição 13. A Bíblia conta como é o céu.

Lição 1. A Bíblia é o livro do papai do céu
Texto Bíblico : Êxodo 19.1 - 20.20
Objetivo
• Que a criança se interesse pela Bíblia, reconhecendo ser ela a Palavra de Deus.
Para guardar no coração:
"... Felizes os que obedecem às palavras... deste livro!" Apocalipse 22.7
Palavra-chave "Bíblia"

Lição 01 - A Bíblia é o livro do Papai do céu

Texto Bíblico: Êxodo 19.1 — 20.20

De professor para professor  

• Prezado professor, neste domingo as crianças terão a oportunidade singular de aprenderem que a Bíblia é a Palavra de Deus.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.   

• A palavra-chave da aula é “Bíblia”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “A Bíblia é a Palavra de Deus.”   

Para refletir 

Por que os Dez Mandamentos eram necessários para a nova nação de Deus? Ao pé do monte Sinai, Deus mostrou ao seu povo a verdadeira função e beleza de suas leis. Os mandamentos foram criados para conduzir Israel a uma vida de santidade prática. Neles, o povo poderia ver a natureza de Deus e seu plano, segundo o qual deveriam viver. As ordenanças e diretrizes tinham em vista direcionar a comunidade a atender às necessidades de cada indivíduo, de maneira amorosa e responsável. Na época de Jesus, porém, a maioria das pessoas olhava para a lei de modo errado; viam-na como um meio de prosperidade, tanto neste mundo quanto no vindouro. Além disso, pensavam que obedecer a cada lei era o caminho para ganhar a proteção de Deus contra invasões estrangeiras e desastres naturais. Guardar a lei tornou-se um fim em si mesmo, e não o meio para cumprir a suprema lei de Deus, que é o amor.

Extraído da: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD   

 • Regras Práticas para os Professores
 

1. Prepare cada lição por meio de um novo estudo. O conhecimento adquirido no ano que passou necessariamente já se diluiu um pouco.  Somente novos conceitos nos levam a realizar melhores esforços. 

2. Busque em suas lições analogias com fatos e princípios mais conhecidos. Nestes, encontramos as ilustrações que tornarão a lição ainda mais nova. 

3. Estude a lição até que tome a forma de uma linguagem familiar. O que resulta do pensamento claro é o discurso claro, o falar claramente. 

4. Busque a ordem natural das distintas partes da lição. Em toda ciência há um passo natural que vai das noções mais simples aos fatos mais profundos; o mesmo ocorre a cada lição. 

5. Busque a relação que existe entre a lição e a vida dos alunos. O valor prático da lição está fundamentado nessas relações. 

6. Lembre-se de que o domínio completo de poucas coisas é melhor do que o conhecimento superficial de muitas.   

Extraído do livro: As Sete Leis do Ensino, CPAD   

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

JARDIM DE INFÂNCIA
Ano 2  - REVISTA  5 / 6
1 TRIMESTRE DE  2014  - REVISTA 5
JARDIM DE INFÂNCIA Ano 2 revista 5/6
Revista 5 - 1º trimestre  2014
Tema .  A VIDA DE JESUS
Lição 01: Deus promete o Salvador.
Lição 02: A promessa é cumprida
Lição 03:  O bebê Jesus é levado ao Templo 
Lição 04:  Presente para o menino Jesus..
Lição 05: Cuidado o menino Jesus Corre perigo.
Lição 06: O menino Jesus conversa com os Doutores.
Lição 07: Jesus é batizado.
Lição 08: Jesus chame seus primeiros ajudantes.
Lição 09: Jesus e a mulher samaritana.
Lição 10: Recebido como Rei.
Lição 11: Jesus lava os pés de seus ajudantes.
Lição 12: Jesus prova seu amor por nós
Lição 13: Jesus volta para o céu.

Lição 01: Deus promete o Salvador.
Texto bíblico: Lucas 1.26-38
Objetivo: ensinar que Jesus é a promessa de Deus para nós.
Palavra é... PROMESSA
Aprendendo a bíblia/versículo visualizado: "Ele cumpriu as promessas que fez..." Lucas 1.54




Lição 1- Deus promete um Salvador

Texto Bíblico: Lucas 1.26-38


I - De professor para professor  

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda que Jesus é a promessa de Deus para nós.  

- A palavra-chave deste domingo é “Promessa”. No decorrer da aula diga: “Jesus é a promessa de Deus para nós”.   

- Ensine os pequenos que Deus cumpre as suas promessas.

II - Saiba Mais   

Quem não gosta de segurar um bebê? Eles são tão preciosos e macios, com dedinhos pequeninos. Cada nascimento é um milagre, e cada criança é um presente de Deus. Mas, há aproximadamente dois mil anos, o milagre dos milagres aconteceu. Nasceu um bebê que era o filho de Deus. Com um Pai divino e uma mãe humana, Jesus entrou para a história. Pense só – Deus tornou-se um bebê pequenino e indefeso, para nos dar a Salvação Eterna.

Jesus Filho do Homem e o Filho de Deus, glorifique a Deus por enviar seu Filho, e adore-O como Salvador e Senhor.

Texto adaptado da: Bíblia de Aplicação Pessoal do Adolescente, CPAD

III - Conversando com o professor 

Envolvimento ativo, as crianças aprendem melhor fazendo – usando os cinco sentidos. Aprender requer o envolvimento ativo na lição. As envolvidas em fazer suas próprias descobertas experimentam maior retenção. A participação conduz a mudanças de atitude que, por sua vez, motivam os alunos a aplicar a Bíblia em sua vida.

Trecho extraído do livro: Manual do Ensino para o Educador Cristão

IV – Sugestão  

Confeccionado um anjo de tubo de papelão.

Você vai precisar de cartolina branca, tubos de papelão, cola branca,tesoura, algodão e canetas hidrográficas.

1º Passo: encape o tubo de papelão com papel ofício. 
2º Passo: Desenhe e recorte asas na cartolina. 
3º Passo: Solicite que as crianças colem algodão nas asas e fixe-as no tubo. 
4º Passo: Peça às crianças que desenhem um rostinho alegre no anjo.

No término da aula, lembre as crianças de que Deus cumpriu a promessa de enviar o Salvador.  

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

PRIMÁRIOS
Revista 5 - 1º trimestre  2014
Tema - Jesus é o nosso Salvador

Conteúdo da revista 5:
Lição 01 - Por que precisamos do Salvador?
Lição 02 - Ainda há salvação?!
Lição 03 - O Salvador vem aí!
Lição 04 - Eu, a mãe do Salvador?
Lição 05 - O Salvador chegou!!!
Lição 06 - Valeu a pena esperar o Salvador
Lição 07 - Presentes para o Salvador
Lição 08 - O Salvador também foi criança
Lição 09 - O Filho de Deus é o Salvador
Lição 10 - O Salvador reina
Lição 11 - Jesus morreu para nos salvar
Lição 12 - O nosso Salvador Jesus está vivo!
Lição 13 - O nosso Salvador Jesus voltará

Lição 01 - Por que precisamos do Salvador?
Texto Bíblico: Gênesis 3.1-24
Objetivo do Professor: Que a criança não salva compreenda a gravidade do castigo do pecado, desejando o perdão de Deus e a vida eterna.
Verdade Central Relacionada à Criança: Você pode receber o presente de Deus - o perdão dos pecados - e a vida eterna, hoje mesmo. (Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças.
Frase do dia: Todos pecaram.
Memória em Ação:
"Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus." (Romanos 3.23)

Lição 1 - Porque precisamos de um Salvador?

Texto Bíblico: Gênesis 3.1-24


 “E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; e esta te ferirá a cabeça, e tu lhes ferirás o calcanhar” (Gn 3.15). 

O versículo citado acima contém a primeira promessa implícita do plano de Deus para a redenção do mundo. Prediz a vitória final da raça humana e de Deus contra Satanás e o mal. É uma profecia de conflito espiritual entre a “semente” da mulher (o Senhor Jesus Cristo) e a “semente” da serpente (Satanás e seus seguidores). Deus promete aqui, que Cristo nasceria de uma mulher (Is 7.14), e que Ele seria “ferido” ao ser crucificado, porém,  ressuscitaria dentre os mortos para destruir completamente Satanás, o pecado e a morte, para salvar a humanidade ( Is 53.5; Mt1.20-23; Jo 12.31;At 26.18; Rm 5.18,19;16.20; 1 Jo3.8; Ap20.10).

Boa ideia! 

Você vai precisar de duas folhas de cartolina, tesoura, régua e caneta hidrográfica. 

Antecipadamente, desenhe uma cruz em cada cartolina, dentro da cruz escreva o versículo do dia (Romanos 3.23). Depois, recorte as cartolinas aleatoriamente, fazendo um grande quebra-cabeça.

Após ensinar aos pequenos o versículo do dia, divida a classe em dois grupos e entregue-lhes o “quebra-cabeça”. 

A equipe que montá-lo primeiro é a vencedora.

Bibliografia

Bíblia de Estudo Pentecostal  

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

JUNIORES
JUNIORES - Revista 5 - 1º trimestre  2014
Tema – OS ENSINOS DE JESUS

SUMÁRIO:
Lição 01 - Jesus é o Mestre dos mestres
Lição 02 - Jesus ensina sobre o poder de Seu nome
Lição 03 - Jesus ensina sobre a humildade
Lição 04 - Jesus ensina sobre a amizade
Lição 05 - Jesus ensina sobre a felicidade
Lição 06 - Jesus ensina sobre a oração
Lição 07 - Jesus ensina sobre o perdão
Lição 08 - Jesus ensina sobre as riquezas
Lição 09 - Jesus ensina sobre o amor ao próximo
Lição 10 - Jesus ensina sobre o amor a Deus
Lição 11- Jesus ensina sobre o sal e a luz do mundo
Lição 12 - Jesus ensina sobre o Bom Pastor
Lição 13 - Jesus ensina o caminho para o céu
Lição 01 - Jesus é o Mestre dos mestres
Leitura Bíblica: Lucas 2.40-52
Objetivo: Explicar que tipo de sabedoria Jesus demonstrou em sua pré-adolescência
Versículo-chave: "Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha." (Mateus 7.24)

Lição 1 - Jesus é o Mestre dos mestres

Texto Bíblico: Lucas 2.40-52

Como verdadeiro homem, Jesus experimentou o crescimento físico e mental. Crescia em sabedoria conforme a graça de Deus. Era perfeito quanto à natureza humana, prosseguindo para a maturidade, segundo a vontade de Deus. 

            Segundo o evangelho de Lucas, Jesus aos doze anos de idade compareceu com a sua família à Festa da Páscoa em Jerusalém. A festa durou sete dias. Jesus teve, evidentemente, uma considerável liberdade durante esses dias. Ele deve ter conhecido os planos para a viagem de volta. Então seus pais supuseram que Ele estivesse em algum lugar no meio da multidão de pessoas, que juntamente com eles, estavam voltando para casa. Duas coisas poderiam justificar essa liberdade que Ele teve. A primeira é o fato de que os meninos – como também as meninas – na Palestina são muito mais maduros ao doze anos de idade do que na Europa do norte ou no Ocidente. A segunda é a confiança que José e Maria indubitavelmente depositavam nEle e no seu julgamento. A confiança deles era suficientemente grande para permitir que viajassem um dia inteiro antes de se preocuparem. 

Depois de ficarem alarmados, primeiramente o procuraram entre os parentes e os conhecidos que estavam viajando na mesma direção. Somente depois que essa busca tornou-se infrutífera, é que eles voltaram a Jerusalém para procurá-lo. Encontraram Jesus assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os, não eram médicos, mas sim doutores da Lei. Eram rabinos ou professores. Esses grupos de discussão eram comuns, e talvez algumas vezes os meninos pudessem ser ouvintes. Mas aqui Jesus não era um espectador interessado; Ele era um participante e todos os que o ouviam admiraram-se de sua inteligência. Ele não estava apenas fazendo perguntas, como faria um discípulo, mas também dando respostas (como uma autoridade).    

Boa ideia 

Você vai precisar de uma cartolina branca ou quadro-de-giz, caneta hidrográfica ou giz e apagador. 

Escreva na cartolina ou no quadro-de-giz o nome de Jesus. Depois, solicite às crianças que escrevam dizeres que exaltem o nome de Jesus.

Bibliografia

Bíblia de Estudo Pentecostal

EARLE,Ralph. Comentário Bíblico Beacon. V.6, p.378, 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD2006 

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

PRÉ-ADOLESCENTES
Revista 5 - 1º trimestre  2014
Tema –CONHECENDO MELHOR A SIMESMO E AOS OUTROS

SUMÁRIO:
Lição 01: Quem sou eu?
Lição 02: Adolescer sem aborrecer.
Lição 03: Eles e Elas.
Lição 04: Sob Controle.
Lição 05: Qualidades versus defeitos.
Lição 06: Sob influência.
Lição 07: Você tem o seu valor.
Lição 08: Amigos da fé.
Lição 09: Não sou rebelde.
Lição 10: Eu e minha casa.
Lição 11: Sem Estresse!
Lição 12: Duvidar, por quê?
Lição 13: Meu corpo morada de Deus.

RESUMo
Lição 01: Quem sou eu?
Texto bíblico: Salmos 139.1,2,4-6, 13-16
Objetivos:
Expressar seu conhecimento de si mesmo;
Analisar, com tranqüilidade, a turbulência e os conflitos de sua idade.
Enfoque bíblico:
"Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua oca­sião". (Eclesiastes 3.1)
PALAVRA  DO DIA  é :TRANSFORMAÇÃO

Lição 1 - Quem sou eu?

Texto Bíblico: Salmos 139.1,2,4-6, 13-16

A adolescência é um termo relativamente novo para essa fase da vida. A ideia popular e difundida de juventude não começou antes da primeira Guerra Mundial. Foi resultado de três mudanças sociais na América: leis da educação, que ordenaram que as crianças frequentassem a escola até uma certa idade, leis sobre o trabalho infantil que impediam o trabalho de adolescentes em tempo integral; e leis sobre a delinquência juvenil, que distinguiram adolescentes de adultos. 

Antes dessas mudanças em nossa sociedade, a adolescência não existia, assim como não existe em muitas culturas ainda hoje. As crianças iam diretamente para a idade adulta quando entravam na puberdade. 

Algumas principais mudanças da vida acontecem na adolescência. Por exemplo, o sistema reprodutivo de um adolescente se torna ativo; ele cresce fisicamente para alcançar a forma física do adulto; adquire habilidade para pensar abstratamente; transfere a lealdade antes devotada aos pais para os colegas; desenvolve sua própria identidade, e sua fé em Deus torna-se muito pessoal. Todos os aspectos de seu ser são afetados pela mudança. Essas mudanças começam a surgir no início da adolescência. 

Como os adolescentes de hoje enfrentam pressões inacreditáveis, precisam e desejam que os adultos os ouçam e os levem a Deus, que é especialista em situações impossíveis. Uma dessas pessoas importantes pode ser você, professor. Esforce-se em compreender, entender e trabalhar com os adolescentes de uma maneira eficaz.

Bibliografia

JOHNSON, Lin. Como Ensinar Adolescentes: descubra a alegria de trabalhar com eles, pp. 12,13, 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD,2003. 

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥